terça-feira, 16 de novembro de 2010

Praticamente um ano depois...


Postei essas fotos em Novembro de 2009. Este foi um dos nossos primeiros encontros. Desde lá muita coisa aconteceu.
No princípio, criamos a base para profundas trocas. Falamos dos partos e do que a chegada de cada bebê nos fazia experimentar. Falamos sobre amamentação. Mamadeira? Chupeta? Hora para mamadas? Livre demanda? As delicias e as dificuldades dos primeiros meses. Aprendemos que tudo passa e que quando passa, sentimos saudades.


Depois foi chegando o tempo de voltar ao trabalho. Tempo de voltar à vida normal de mulher e começaram as dificuldades com os papéis. Mãe, mulher, profissional, amante! Quem diria!
Os bebês foram crescendo e mostrando sua essência. Uns mais tímidos, outros mais atirados. Uns mais doces, outros mais briguentos. Todo mundo bateu, todo mundo apanhou. Alguns morderam e foram mordidos. Todo mundo aprendeu a fazer carinho e a dar beijinho.
Começamos a falar sobre responsabilidade ecológica com relação a nossos filhos. Lemos alguns livros como "Jardidm de Infância" de Helle Heckmann, trechos de "Alfabetização Ecológica" do Capra, entre outros.
Todos fizeram aniversário! Comemoramos no grupo com música e bolo para as mamães.
Começaram a andar depois de um longo período engantinhando. Todos fortes, todos lindos! Agora estão falando e se relacionando mais claramente com os outros adultos e entre si. Começaram a explorar a sala e os diversos materiais de forma mais intensa, propondo experiências novas a cada encontro.
A maioria ainda não foi para a escola, a maioria ainda amamenta ou teve um desmame leve e gradual.
Nós mães estamos explorando os Contos de Fadas e começamos a preparar o Advento. Algumas já pensam no novo bebê que pretendem receber.
Olhem as fotos do encontro do dia 27 de Outubro de 2010. Praticamente um ano depois.




A onda agora é sentir a vibração e pular na cama elástica!
Esqueci de alguma coisa?


Um comentário:

  1. Dê ao seu filho o que há de melhor. Amamente!
    Quando uma mulher fica grávida, ela e todos que estão à sua volta devem se preparar pra oferecer o que há de melhor para o bebê: o leite materno.
    É muito importante, tanto para o bebê como para a mãe, amamentar até os dois anos de idade ou mais. O leite materno é o únio alimento que o bebê precisa, até os seis meses. Só depois se deve começar a variar a alimentação.
    Acontece que nem todas as mães sabem de todos os benefícios e deixam de amamentar mais cedo. Você pode ajudar nessa campanha divulgando materias e informações.
    Caso se interesse pelo tema, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br e participe!

    Atenciosamente,

    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir